"NÃO" AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS E EM DEFESA DA VIDA! É O NOSSO GRITO NESSE 07 DE SETEMBRO
A Associação dos Estudantes de Roraima (ASSOER), vem por meio desta nota manifestar-se sobre a suspensão temporária das aulas remotas na rede estadual de ensino, anunciada pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) que determinou o período de suspensão de 01 à 30 de Setembro, Nos manifestamos ainda em relação as discussões sobre a possibilidade de voltas as aulas com audiência pública já agendada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) prevista para ocorrer no dia 18 às 15h.
No dia 28 de março do decorrente ano, a ASSOER se posicionou sobre “as novas regras que o Governador do Estado de Roraima (Antônio Denarium) fez em relação à prevenção ao COVID-19”. Citamos nossa críticas - ao sistema de Ensino à Distância - EAD (disfarçado de ensino remoto) destacando sua debilidade, que causam sérias implicações sobre o processo de ensino - aprendizagem entre estudantes e professores, além, claro, sobre ser um método excludente perante a realidade da luta de classes no Brasil, onde poucos têm acesso a internet de qualidade ou aparelhos tecnológicos que são usados no EaD.
Ainda nesta nota, ressaltamos o “nós avisamos” sobre a necessidade de visão aos problemas que o ensino remoto causaram, tais como: o não alcance de todos os estudantes na capital e no interior; problemas constantes de conexão; o grande déficit de atenção de muitos e muitas estudantes no momento de estudo de material ou aula on-line, e que estes possuem problemas de comunicarem suas dificuldades, o que resulta na precariedade do ensino.
Resultado, cerca de 11% dos estudantes da capital e 5% dos demais municípios e interior não foram alcançados. Isso mostra o quanto excludente e não-funcional é o ensino remoto.
Na atual conjuntura da pandemia, as prefeituras dos municípios vêm abrindo gradativamente seu comércio local, áreas públicas, permissões para eventos etc. Isso é reflexo dentre os demais municípios brasileiros, fato, porém é muito preocupante por sermos um Estado que estava no topo no ranking de rapidez dos casos confirmados a nível nacional, todo dia do boletim diário os casos duplicavam. Com uma leve estagnação do número de casos confirmados e mortes, essa reabertura vem se apresentando de forma mais explícita e principalmente por pressão da classe empresarial.
Por conta dessa falta de adesão dos estudantes, tem sido ventilado a hipótese de voltarem com as aulas presenciais, à exemplo a iniciativa do Governo do Amazonas. E sobre esse exemplo, destacamos que em questão de dois dias de aula, casos confirmados aumentaram na escola e as aulas foram suspensas mesmo que por um dia. Por isso, os professores entraram em greve e pediam a suspensão das aulas.
As aulas presenciais nesta conjuntura, sem uma vacina pronta a ser entregue a população, será uma ferramenta da morte sobre a classe trabalhadora e seus filhos, pois, estas medidas da burguesia são formas de executar o projeto de mercantilização da Educação Pública.O ensino EaD ou remoto, servem para formar mais rápido os filhos da classe trabalhadora sob uma perspectiva de entrada imediata no mercado de trabalho, deixando de lado o plano de aplicar a criticidade e cultura em crianças e adolescentes, pois não gera mão de obra pouco qualificada e barata.
Diante desses apontamentos, nós:
● Reafirmamos ser contra o ensino remoto excludente;
● Somos contra a volta as aulas diante do aumento do número de casos confirmados, aulas presenciais somente depois de uma vacina pronta e distribuída;
● Reivindicamos a distribuição de kits completos de higiene e EPI’s aos professores e estudantes;
● Lamentamos e nos solidarizamos com a perda de pessoas importantes nas famílias roraimenses e sujeitos históricos das lutas nos movimentos sociais em Roraima e no Brasil!
Pelo grito dos excluídos e das excluídas!
Por uma Educação Popular!
Fora Bolsonaro e Mourão!
Lutar, Criar, Poder Popular!
Boa Vista-RR, 07 de Setembro de 2020.
DIRETORIA EXECUTIVA DA ASSOER
Associação dos Estudantes de Roraima
Fundada em 10 de março de 1963